Victória & Vitória


Origem do nome: Latim
Significado do nome: "vitória", "vitoriosa", "conquistadora"
Diminutivos: Ria, Rori, Tori, Toria, Vi, Via, Vicki, Vita, Viv, Vivi,...
Nomes alternativos: Antónia, Berenice (mesmo significado), Eunice (mesmo significado), Glória, Nicole (mesmo significado), Valentina, Valéria, Vénus, Vera, Verónica, Vicência, Vida, Violeta, Virgínia, Vitalina, Vitorina, Viviana,...

É difícil expressar através de palavras o meu amor pelo nome próprio Victória/Vitória. Se me fosse pedido para descrever este nome numa única palavra, escolheria num instante o adjetivo "perfeito" para o qualificar. Se tivesse uma menina nos próximos tempos e se a escolha dependesse apenas de mim, Victória/Vitória seria um dos fortes candidatos para o primeiro nome.
A minha ligação com o nome não foi de todo um amor há primeira audição, mas com o tempo Victória/Vitoria aconchegou-se no meu coração. Tal como muitas das minhas outras grandes paixões onomásticas, inicialmente o nome Victória/Vitória não me suscitou nenhuma sensação especial. Por vezes, de um sentimento de indiferença pode desabrochar um grande amor. E foi exatamente isso que aconteceu! Há alguns anos, comecei a prestar mais atenção ao nome e fui-me apercebendo de pequenas características que me agradaram. Primeiro engracei com o significado do nome, depois constatei que formava compostos lindíssimos e logo de seguida fiquei encantada com a sua intemporalidade. Acima de tudo, adoro que Victória/Vitória seja um nome muito internacional.
Na mitologia romana, Vitória foi o nome atribuído à deusa da vitória, conhecida como Nice/Nike na mitologia grega. Para quem goste de nomes da história antiga, este é um aspeto muito interessante sobre Victória/Vitória. Na minha opinião, a ligação à mitologia oferece ao nome um encanto diferente.
Nas casas reais europeias, Victória/Vitória é um nome bastante escolhido para meninas. O nome começou a ganhar uma maior notoriedade sobretudo durante o reinado da rainha Victoria, no século XIX. Sempre que um casal da Família Real Britânica está à espera de bebé, eu aposto em Victoria caso nasça uma menina. Admito que estava bastante confiante de que os duques de Sussex, Harry e Meghan, poderiam vir a escolher o nome Victoria. Acontece que há poucas horas, foi divulgado um comunicado oficial a anunciar o nascimento do primeiro filho do duque e da duquesa. O bebé nasceu hoje de madrugada, dia 6 de maio. Parabéns aos duques de Sussex e a toda a Família Real!
À primeira vista, Victória/Vitória não parece assim muito popular no nosso país. No entanto, se somarmos os registos de Vitória aos registos de Victória, o nome começa a rondar o Top 20. Vitória é a grafia mais escolhida atualmente em Portugal. Contudo, graças às novas regras do IRN, outras grafias internacionais como Victoria ou Viktoria também poderão vir a conquistar um número de registos anuais mais elevado nos próximos tempos. Eu, pessoalmente, gosto bastante da grafia Victoria porque é mais universal. Porém, Vitória parece-me uma opção muito mais prática para uma menina que cresça em Portugal. 
Eu já não me recordo bem do momento em que notei que estava rendida a este nome, mas já lá vão pelo menos 5 ou 6 anos. Desde então, Victória/Vitória tem sido o meu nome favorito. Eu amo a sua musicalidade, garra e elegância. Não tenho dúvidas de que o nome está gravados no meu pensamento. Eu daria este nome a uma filha com muito orgulho. Veremos o que o futuro me reserva!



Qual das grafia preferem: Victória ou Vitória?

Comentários