Apelidos, Diminutivos e Patronímicos Russos


Sempre que descubro um tema novo, fico facilmente deslumbrada. Não há nada que se compare a desvendar assuntos novos e, ao contrário do que possa parecer, conseguimos adquirir imensas informações sobre outras culturas através do estudo dos nomes próprios e dos apelidos.
De há uns meses para cá, ando embeiçada com a complexidade da antroponímia russa, que apesar de favorecer imenso o lado paterno e deixar um pouco de parte as mães, se torna fascinante por ser tão distinta da tradição portuguesa. Este meu interesse surgiu enquanto lia os comentários de uma publicação num site norte-americano e vi uma referências às tradições seguidas na Rússia. Num instante, apercebi-me que pouco ou nada sabia sobre a cultura russa e esse pensamento ampliou a minha curiosidade, que me obrigou a realizar pesquisas sobre o tema.
Nas últimas semanas, tomámos conhecimento de que o nome Rui oferece dores de cabeça aos falantes da língua russa. Porém, na minha opinião, considero que seria engraçado aprofundar esta temática. Por essa razão e aproveitando também o facto de termos o fim do Mundial de Futebol na Rússia à porta, decidi que esta é a altura ideal para partilhar convosco as descobertas que tenho vindo a fazer!


Não sei se já tinham ouvido falar em patronímicos anteriormente. Eles existem em várias línguas e a nossa não é exceção. Os patronímicos são nomes que têm por base o nome do pai. Na língua portuguesa, alguns dos nossos sobrenomes são na verdade patronímicos. Pois é! Ora vejamos alguns exemplos:

Álvares/Alves  filho de Álvaro
Antunes  filho de António
Dias ➡ filho de Diogo
Esteves  filho de Estêvão
Henriques  filho de Henrique
Martins  filho de Martim ou Martinho
Lopes  filho de Lopo
Sanches  filho de Sancho
Vaz/Vasques  filho de Vasco

Os patronímicos russos têm um papel bem vincado na composição dos nomes e a sua utilização é bem diferente daquela que nós lhe atribuímos. Alguma vez repararam nos curiosos nomes do meio da atriz Mila Kunis e da modelo Irina Shayk? Podem nunca ter dado qualquer importância a este detalhe, mas eu confesso que já andava intrigada com a origem de Markovna (segundo nome de Mila Kunis) há bastante tempo. Cheguei mesmo a fazer pesquisas sobre esse nome e nunca me aparecia nada de especial, até que entendi que não se tratava de um nome próprio nem de um apelido, mas de um patronímico! Na Rússia e em alguns países em que esta língua eslava ainda tem uma forte influência, como é o caso da Ucrânia e Bielorrússia, os patronímicos são os nomes do meio. Quando um bebé nasce, os seus pais escolhem o primeiro nome e depois é-lhe atribuído um patronímico que ele irá usar frequentemente quando surgirem situações mais formais ou quando necessitar de se diferenciar de outra pessoa que partilhe o mesmo nome próprio e apelido. Os patronímicos masculinos acabam geralmente em -evich ou -ovich, enquanto que os femininos terminam em -evna ou -ovna. Em ambos os casos, o nome do pai é agregado ao sufixo mais apropriado.

Eu adoro estes detalhes da composição do nome, mas a complexidade dos nomes russos não fica por aqui! Geralmente, as mulheres também possuem uma variante feminina do apelido do pai ou do marido. Ou seja, dentro da mesma família podem existir apelidos “diferentes”.


Exemplo: 

(patronímicos/apelidos)

A Anastasiya Aleksandrova Yashkina, filha de Aleksandr Yashkin e Liliya Yashkina, ao casar com Dmitri Petrov irá mudar o seu nome para Anastasiya Aleksandrova Petrova. Esta mudança acontecerá porque na sua grande maioria as mulheres após o casamento abandonam os sobrenomes de nascença e adotam os sobrenomes dos maridos. Contudo, no seu local de trabalho ela continuará a ser tratada frequentemente por Anastasiya Aleksandrova.
Mais tarde, se Nastya e Dima tiverem filhos, estes poderão vir a chamar-se Yekaterina Dmitrievna Petrova e Mikhail Dmitrievich Petrov, carinhosamente chamados de Katya e Misha pelos amigos e familiares.


Atenção!

O aparecimento da variante feminina nem sempre se resume à adição da vogal A. Por vezes, é preciso fazer uma alteração um pouco maior ao sobrenome.

Exemplos:
Dostoevskii ➡ Dostoevskaia
Kozlovsky ➡ Kozlovskaya
Krutoy ➡ Krutaya
Ledovskoy ➡ Ledovskaya
Zabolotny ➡ Zabolotnaya


Para além dos patronímicos e dos apelidos, os diminutivos utilizados na língua russa também despertam bastante interesse. Um nome próprio pode ter vários diminutivos, no entanto, na língua russa existem regras que explicam qual deve ser o diminutivo usado em determinada situação, tendo em conta a relação pessoal entre as pessoas. Ainda assim, o mais engraçado em alguns casos é tentar compreender a ligação entre o diminutivo e o nome próprio, até porque a abreviatura nem sempre corresponde ao género que à primeira vista nós lhe associamos.

Atenção: Nos exemplos apresentados abaixo, surge apenas uma das grafias do nome próprio. Ou seja, no lugar de Dmitriy também poderia aparecer DimitriDmitriDmitrii ou Dmitry.

Aleksandr ➡ Aleks, Alex, Sanya, Sasha, Shura
Aleksandra ➡ Aleksandrina, Asya, Sanya, Sasha, Shura
Anastasiya ➡ Asya, Nastasia, Nastya, Stasya
Anna ➡ Annushka, Anya
Antonina ➡ Nina, Tonya
Dmitriy ➡ Dima, Mitya
Fyodor (M)  Fedya
Galina (F)  Gala, Galya
Grigoriy (M)  Grisha
Irina ➡ Ira, Irinushka
Ivan  Vanya
Konstantin  Kostya
Larisa  Lara
Ludmila  Mila
Maksim  Maks, Max
Mariya  Manya, Masha
Mikhail  Misha
Milana  Mila
Milena  Mila
Natalya  Nata, Natasha, Tasha
Nikolay  Kolya
Olga  Olya
Sofya ➡ Sonya
Svetlana ➡ Lana, Sveta
Tatyana  Tanya
Vasiliy (M) Vaska, Vasya
Vera ➡ Verochka, Verusha
Veronika ➡ Nika
Viktor  Vitya
Vladimir  Volodya, Vova
Yekaterina  Katenka, Katya, Katyusha
Yelena  Alyona, Lena
Yelizaveta  Liza, Lizaveta


Figuras Públicas - Apelidos e Patronímicos


Vladimir Vladimirovich Putin - Russo
  • Filho de Vladimir Putin e Maria Putina
  • Pai de Yekaterina e Mariya Putina, com Lyudmila Putina (agora Ocheretnaya após casar com Artur Ocheretny)

Milena Markovna Kunis - Ucraniana
  • Filha de Elvira e Mark Kunis
  • Mãe de Wyatt Isabelle e Dimitri Portwood Kutcher, com Ashton Kutcher

Irina Valeryevna Shaykhlislamova - Russa
  • Filha de Valery Shaykhlislamov e Olga Shaykhlislamova
  • Mãe de Lea De Seine Shayk Cooper, com Bradley Cooper

Lev Nikolayevich Tolstoy - Russo
  • Filho de Nikolay Tolstoy e Mariya Tolstaya
  • Pai de 13 filhos com Sofya Tolstoya: Sergei, Tatyana, Ilya, Lev, Maria, Peter, Nikolai, Varvara, Andrei, Michael, Alexei, Alexandra e Ivan

Anton Viktorovich Yelchin - Russo
  • Filho de Irina Korina e Viktor Yelchin

Maria Yuryevna Sharapova - Russa
  • Filha de Yuri Sharapov e Yelena Sharapova

Anna Sergeyevna Kournikova - Russa
  • Filha de Sergei Kournikov e Alla Kournikova
  • Mãe de Nicholas e Lucy Iglesias, com Enrique Iglesias

Valentina Vladimirovna Tereshkova - Russa
  • Filha de Vladimir Tereshkov e Elena Tereshkova
  • Mãe de Elena Andrianovna Nikolaeva-Tereshkova, com Andrian Nikolayev

Dmitry Anatolyevitch Medvedev - Russo
  • Filho de Anatoly Medvedev e Yulia Medvedeva
  • Pai de Ilya Dmitrievich Medvedev, com Svetlana Medvedeva

Comentários