Maria


Origem do nome: Hebraico (mais provável)
Significado do nome: "amada", "criança desejada", "mar de amargura", "rebeldia", "senhora soberana"
Diminutivos: Mar, Mari, Marianita, Marita, Mariazinha, Mia
Nomes alternativos: Mia, Mara, Marisa, Miriam, Mariana, Maia, Magda, Maiara, Márcia, Marina, Marisol, Mila,…

Maria é sem dúvida um nome clássico e intemporal, amado por uma enorme fatia dos portugueses. Arrisco-me a dizer que Maria será o nome feminino mais popular de sempre, em Portugal. Só no ano passado, em 2015, Maria teve 5324 registos! Leonor foi o segundo nome mais registado com 1999 registos. Estes números apresentam uma diferença de registos estrondosa entre os dois nomes mais escolhidos pelos pais portugueses! Maria está de regresso aos seus anos de esplendor, depois de alguns anos longe da liderança dos nomes femininos.
Maria é um nome muito bonito e simples, que combina na perfeição com imensos nomes. No entanto, foi um nome que nunca me deslumbrou. Sempre considerei este nome demasiado popular para o meu gosto. Só na minha família mais chegada tenho pelo menos quatro ou cinco Marias. No total, nem sei dizer quantas conheço! Duvido que estranhem se eu disser que conheço três irmãos chamados Maria João, Maria Isabel e José Maria. Durante muitos anos, esteve na moda dar o nome Maria a todas as filhas. Na verdade, essa moda até está a regressar! Além disso, não é invulgar eleger Maria para o segundo nome de um rapaz. Eu, pessoalmente, acho demasiado porque não sou fã de nomes repetidos na família, por mais bonitos que sejam. Reconheço que o nome Maria seja extremamente agradável, mas também não me agrada que algumas vezes seja usado apenas como acessório para o segundo nome. Para mim não faz muito sentido registar Maria Carolina, para depois a menina ser chamada Carolina o tempo todo. Percebo que, por vezes, tratar a menina pelo segundo nome não seja a vontade dos pais, mas uma necessidade para se conseguir diferenciar uma Maria da outra. O nome está na liderança da lista feminina há mais de 10 anos. Contudo, apesar da sua enorme popularidade nos últimos anos, só conheço duas Marias com menos de 20 anos. O mesmo não posso dizer das faixas etárias seguintes… Em 1959, Maria atingiu o seu auge e somou mais de 43600 registos. Impressionante, não é? Durante muitos anos, Maria foi um nome imbatível! Ao ver este número, não é de admirar que, na escola, as funcionárias e as professoras fossem quase todas "Maria qualquer coisa".
Se um dia tiver uma filha, sei que não se chamará Maria porque já tenho Marias suficientes na minha família. No entanto, conheço imensas pessoas que adoravam ter uma menina com este nome! Se a popularidade de Maria não vos incomodar, têm aqui uma escolha segura e elegante, que receberá de certeza muitos elogios.


Gostam do nome Maria? O que pensam acerca da sua popularidade?


Relacionados: 

Nomes Compostos com Maria
Pares Perfeitos para Maria


Comentários