Francisca&Francisco


Francisco
Origem do nome: Latim
Significado: "francês", "aquele que vem de França"
Diminutivos: Chico, Francis, Franco, Kiko, Xico
Nomes alternativos: Afonso, Artur, Bernardo, Dinis, Eduardo, Fausto, Filipe, Félix, Fernando, Franco, Frederico, Guilherme, Gaspar, Henrique, João, José, Lourenço, Manuel, Matias, Rodrigo, Salvador, Tomás, Vicente, Xavier,...

Francisca
Significado: "francesa", "aquela que vem de França"
Diminutivos: Cisca, Chica, Franca, Kika, Xica
Nomes alternativos: Amélia, Antónia, Benedita, Constança, Fabiana, Fátima, Felícia, Filipa,  Flávia, Florença, Franca, Francina, Frederica, Guiomar, Helena, Isabel, Laura, Luísa, Madalena, Natália, Teresa, Valentina,...

Francisco é um nome tradicional bem enraizado em Portugal. No post em que apresentei os nomes mais registados entre 1920 e 2010, Francisco aparece no Top 10 entre os anos 20 e 50, perdendo um pouco a sua força nos anos seguintes, mas voltando cheio de vivacidade no final dos anos 90, começo da década de 2000. Este nome vem do latim Franciscus que significa “francês” e terá aparecido pela primeira vez com São Francisco de Assis, no século XIII. Este santo, inicialmente chamado Giovanni, passou a ser apelidado Francisco pelo pai quando este voltou de uma viagem à França, país que admirava imenso. São Francisco de Assis dedicou a sua vida aos pobres e à natureza, tornando-se mais tarde fundador da Ordem dos Franciscanos que prega a humildade, a simplicidade e justiça. Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido atualmente como Papa Francisco, é membro desta Ordem e ter-se-á inspirado em São Francisco de Assis quando teve de escolher o seu nome papal. Em 2013, quando o novo Papa assumiu o seu cargo no Vaticano, nasceram em Portugal 1638 Franciscos. O nome saltou nesse ano da 8ª para a 4ª posição, chegando ao Top 3 no ano seguinte. Em 2015, Francisco apresentou uma pequena queda do número de registos, mas depressa se ergueu e retornou ao pódio em 2016.
Francisca, a versão feminina de Francisconão é tão popular como primeiro nome, contudo parece ser uma das novas tendências. Não nos podemos esquecer que Maria Francisca é um dos compostos mais registados em Portugal! Em 2016, Francisca ficou na 11ª posição da tabela dos nomes mais registados com 910 registos, mais 155 registos que no ano anterior! Entre 2010 e 2015, o nome flutuou entre a 13ª e a 16ª posição do Top 100 feminino. A elegância e sofisticação do nome Francisca é inegável. Não foi à toa que D.Duarte Pio, Duque de Bragança, escolheu o composto Maria Francisca para a sua filha nascida em 1997. Francisca é sem dúvida um nome distinto e conquistador. Nunca fui apaixonada por este nome, mas consigo observar nele algumas qualidades interessantes. Gosto mesmo é da sua versão italiana Francesca, que para mim é um verdadeiro encanto, que infelizmente não está ao meu alcance porque não faz parte da lista dos nomes admitidos, em Portugal. 
Para finalizar o post, não poderia deixar de fazer referência a Xico e Xica! Para muitos estes dois nomes não passam de diminutivos, mas a grande verdade é que andam por aí alguns admiradores de Xica e XicoSerá que a crescente popularidade de Francisco e Francisca poderá abrir portas a estes nomes?
Embora eu não conheça muitas crianças, conheço dois Franciscos e ainda ontem vi uma bebé chamada Francisca! Parece que por estes lados, a moda também está a pegar! Será que este ano Francisca chega ao Top 10?


O que acham destes nomes? Mamãs e papás de 2017, têm Francisco ou Francisca nas vossas listinhas?

Comentários