Os primeiros bebés (e nomes) de 2020!

Feliz 2020! Votos de um ano repleto de dias felizes e harmoniosos com muita saúde.


Nestes primeiros dias de 2020, muitas famílias portuguesas deram as boas vindas a novos membros da sua família. Os primeiros bebés do ano fizeram florescer muito amor nos corações dos seus entes queridos.
O primeiro menino a nascer em 2020 no nosso país, veio ao mundo na Maternidade Alfredo da Costa à meia-noite em ponto, em Lisboa. O bebé recebeu o nome bíblico Uryyah, uma variante de Urias, que significa “o Senhor é a minha luz”. Este menino muito desejado trouxe uma nova luz para a vida dos seus pais, Vânia e Flaide.
A alguns quilómetros de distância, no Porto, às 00h07 da madrugada, nasceu uma menina chamada Bia. Os pais de segunda viagem, Cristina e Nuno, presentearam-na com um nome que é associado aos significados “viajante”, “abençoada” e “a que traz a felicidade”.
Em Coimbra, nasceu uma menina chamada Benedita que já é carinhosamente apelidada pelos pais de Benny. Os festejos do ano novo ainda decorriam quando a bebé “abençoada” foi abraçada pelos seus pais.
Um pouco mais a Norte, em Braga, nasceu o pequeno Rafael às 2h54. O nome escolhido pela sua mãe e pelo seu pai significa “Deus curou”.
Em Castelo Branco, poucas horas depois, nasceu o Duarte. O nascimento do pequenito “guardião rico” foi certamente muito celebrado por todos.
Na Ilha da Madeira, mais propriamente no Funchal, o pequeno Salvador nasceu no Hospital Dr. Nélio Mendonça pouco antes das 6h da manhã. Curiosamente, os pais do primeiro bebé do ano do distrito de Santarém também escolheram o mesmo nome literal para o seu segundo filho que nasceu durante a tarde do dia 1 de janeiro.
Madalena, a primeira bebé de Leiria, nasceu às 6h08. O nome literal Madalena é também um nome bíblico que significa “a que vem de Magdala”, sendo que Magdala era o nome da aldeia natal de Maria Madalena e ficava localizada na costa do mar da Galileia. Este nome lindíssimo vem completar na perfeição o conjuntinho formado pelos nomes da família constituída pela mãe Margarida, pelo pai Miguel e pela irmã mais velha Maria Inês.
Em Guimarães, nasceu mais uma menina chamada Yageen. A primeira filha do casal sudanês, Ayoub e Amal, nasceu às 11h56 no Hospital da Senhora da Oliveira e foi a bebé do ano neste distrito. Quanto ao nome da menina, a sua origem e o seu significado são incertos.



Felicidades para todas as famílias!

Comentários

  1. Obrigada pelas informações divulgadas Gabriela! É muito interessante saber que nomes foram escolhidos pelos dos primeiros bebés do ano, por Distrito.
    De todos os nomes apresentados, gostei de Urias, por associar a Uriel e a Úria (nomes que utilizaria em compostos).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aqui, todos os nomes são relíquias! Por isso, nos seus comentários nunca se esqueça que todos temos gostos diferentes e é extremamente importante não desrespeitar quem tem opiniões contrárias.