Afonso


Origem do nome: Germânica
Significado do nome: “pronto para a batalha”, “nobre“
Diminutivos: Afonsinho, Afonsito,...
Nomes alternativos: Abel, Alexandre, Alfredo, Alonso, Álvaro, Augusto, Dâmaso, Estevão, Fausto, Félix, Filipe, Francisco, Franco, Henrique, Ildefonso, Lopo, Lourenço, Miguel, Óscar, Salomão, Sancho, Solano, Ulisses,…

Cá estou eu, novamente, pronta para abordar mais um nome. Desta vez, venho falar de um dos nomes mais estimados pelos portugueses, um nome que já atravessou várias gerações e a quem os anos ainda não conseguiram roubar o encanto: Afonso!
No nosso país, as futuras mamãs e os futuros papás continuam a dar imenso valor à tradição e a maior parte mantém um gosto conservador em relação aos nomes. Se fazem parte deste grupo e estão à procura de um nome "bem português", Afonso poderá ser o nome ideal para o vosso filho. Eu descrevo Afonso como um clássico muito requintado e charmoso. E não sou com certeza a única portuguesa a pensar assim! Este nome é um dos mais marcante da história de Portugal e também um dos mais cobiçados de sempre pela "lusa gente".
Quando no ano passado me disseram que estava para nascer um Afonso na família, o meu primeiro pensamento foi: "Olha, aí vem mais um irrequieto!". Não me perguntem porquê! Por vezes, tenho a mania de atribuir personalidades aos nomes e assim que me falaram em Afonso imaginei um rapaz traquina e brincalhão. Confesso também que no dia em que me apercebi da visão que tinha de um rapaz chamado Afonso, comecei a simpatizar mais com o nome.
Durante os anos de monarquia, Afonso foi um dos nomes mais protegidos pelas classes mais altas. Vários infantes portugueses tiveram o privilégio de receber o nome do primeiro rei de Portugal e mais tarde, cinco deles tornaram-se reis e ocuparam o trono de D. Afonso Henriques. Nos nossos dias, o nome continua presente na Casa Real Portuguesa. Afonso foi o nome escolhido por D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Herédia para o seu primeiro filho, Afonso de Santa Maria de Bragança, nascido em 1996. Nos anos que se seguiram ao nascimento do primogénito dos duques de Bragança, o número de registos de Afonso subiu consideravelmente. Nasceu nessa altura, uma nova moda que trazia de volta os nomes clássicos e aristocráticos e que se mantém até hoje. Só nos últimos cinco anos, ou seja, entre Janeiro de 2012 e Dezembro de 2016, foram registados 7188 meninos com o primeiro nome Afonso.


Têm algum Afonso na família? Considerariam este nome para um filho?


Relacionados:

Comentários