João


Origem do nome: Hebraico
Significado: "Deus é gracioso"
Diminutivos: Joãozinho, Jo
Nomes alternativos: Damião, Gedeão, Jacinto, Jaime, James, Joaquim, Joel, Jonas, Jonathan, José, Julião, Júlio, Romão, Sebastião, Simão, Tristão,…


Até aos meus 14 anos, João Pedro era o único nome que eu considerava para um futuro filho. Durante anos, andei perdida de amores por este composto! Não era nem capaz de decidir se gostava mais de João ou se preferia Pedro, mas tinha a certeza absoluta que estes dois nomes eram os meus favoritos! Quando cheguei ao secundário, a minha visão começou a mudar um pouco, porque me deparei com 4 rapazes chamados João na mesma turma. A popularidade do nome não era nenhuma novidade para mim, mas acho que não tinha a noção verdadeira da sua fama até àquele ano. Era impossível distinguir os rapazes da turma sem ser pelos apelidos porque três deles partilhavam o nome composto - o meu adorado João Pedro - e o quarto tinha o segundo nome igual ao primeiro nome de outro colega. Fiquei tão triste por ver um dos meus nomes preferidos escondido atrás de apelidos, que com imensa pena, acabei por deixar João voar do topo da minha lista.
Hoje em dia, continuo a idolatrar o nome João, mas já não tão fico embeiçada como ficava dantes. Contudo, percebo perfeitamente a paixão dos portugueses por João. Trata-se de um nome bíblico, com uma forte ligação à monarquia portuguesa e à história de Portugal. João é um nome elegante, intemporal e tradicional. O toque de exclusividade que lhe falta também se resolve facilmente com um composto mais invulgar. E, para além disso, este nome é perfeito para todas as idades!
João é, sem dúvida, um dos nomes mais amados pelos portugueses e tenho a certeza que continuará num bom caminho. A sua presença na lista dos futuros papás tem sido fortíssima, nos últimos anos. Tal como MariaJoão é um nome que não sai da moda. Em 2013, roubou o primeiro lugar a Rodrigo e não me parece que o queira largar assim tão cedo. Em 2015, João conquistou os corações dos pais de 1932 meninos. E do outro lado do Atlântico, no Brasil, João também está entre os nomes masculinos prediletos.



Qual a vossa opinião acerca deste nome?



Atualização: João perdeu o primeiro lugar para Santiago, em 2016. Os 1787 registos de João não foram suficientes para alcançar a medalha de ouro. Mas será que João conseguirá recuperar o seu trono, em breve?

Comentários